segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CHAVES EM ACAPULCO: BOA NOITE VIZINHANÇA!

Ele é "El Chavo del Ocho" para seus patrícios mexicanos. Para nós brasileiros ele é simplesmente o Chaves, ou como diria a Chiquinha, ele é o Chavinho, pois é, pois é, pois é!

Nós brasileiros, quando pensamos no México, sempre lembramos de seus sobreros, de suas cornetas, de La Bamba, da tequila, de sua paixão pelo futebol, de suas breguíssimas porém apoteóticas novelas, enfim. Mas certamente Chaves foi e é a figura mexicana mais conhecida em todo o mundo e aqui na terrinha tupiniquim não seria diferente. Um menino pobre com sua vizinhança tão divertida, que desde os anos 70 consegue prender milhões de espectadores na frente da tv aberta, mesmo hoje em uma época de tv's por assinatura, games e redes sociais.

Com cerca de duas centenas de episódios, o El Chavo está em transmissão ininterrupta há quatro décadas. Quase vinte países ainda exibem seus episódios. No Brasil, é sinônimo de audiência fácil e é uma das marcas registradas do SBT, talvez a tv aberta e comercial que mais investe até hoje no público infatil. Nesse dia das crianças as gerações infantis, especialmente dos anos 80 e 90, têm muito à comemorarem, ao lembrarem que viveram um período onde a programação infantil era predominantemente inocente, onde a maioria dos personagens ainda traziam consigo algum ensinamento moral e de fraternidade.

Acredito que Acapulco certamente não seja uma praia melhor que as nossas, como Copacabana e Iracema, mas é inesquecível a cena final do histórico episódio da vizinhança do Chaves em viagem à esse balneário mexicano. Uma cena primorosa...

Nenhum comentário: