domingo, 30 de janeiro de 2011

SÉRIE HISTÓRIA CRISTÃ: DAVID WILKERSON, FUNDADOR DO DESAFIO JOVEM

David Wilkerson foi o fundador e presidente do “Desafio Jovem”, que é uma organização sem fins lucrativos fundada em 22 de Setembro de 1971. Reverendo Wilkerson foi autor de trinta livros de sua inspiração, visando o ministério para viciado em drogas, jovens e membros de gangues em Manhattan, no Bronx, e no Brooklyn. Sua história é contada na Cruz e o Punhal, um livro que bateu o recorde de venda. (A história tem sido lida aproximadamente por 50 milhões de pessoas em trinta línguas e 150 países desde 1963. Em 1969, o filme do mesmo título foi lançado e ainda é visto por milhares de pessoas).
Em quatro décadas de ministério evangelístico do Reverendo Wilkerson, que incluiu: pregação, ensino e a autoria de vários livros, foi possível alcançar um número significativo de pessoas em todo o mundo. Durante todo esse tempo, também foi preservado uma das características fundamentais deste trabalho, que era assistir aos mais carentes e necessitados entre a população, isto através de uma grande mobilização evangelística-social, cujo um dos objetivos é reintegrar os marginalizados à sociedade, proporcionado-lhe uma nova vida em Jesus Cristo. Até antes de falecer, aos 79 anos, David Wilkerson saía às ruas de Nova Iorque acompanhado de um assistente. Nessas ocasiões, ele também visitava a Broadway e a Oitava Avenida, evangelizando os transeuntes. Sua missão foi sempre procurar o perdido, o desorientado e o derrotado, para pregar a eles sobre o Cristo vivo.

David Wilkerson, nascido em Indiana, no ano de 1931, casou-se em 1953 com Gwen Carosso. Teve dois filhos que são ministros e suas duas filhas são casadas. Ele teve 11 netos. Os Wilkersons vinham servindo ao Senhor na Pensilvânia, até que o Reverendo Wilkerson viu uma fotografia em uma revista sobre violência urbana, que mostrava vários adolescentes assassinos da cidade de Nova Iorque. Movido pela compaixão, ele foi à cidade em fevereiro 1959. Foi assim que ele começou seu ministério de rua. Depois atuou como escritor, visando alcançar os chamados: "desesperados, confundidos e violentos nas ruas e do submundo".

Naquele ano, o Reverendo Wilkerson encontrava um desafio no seu ministério: eram os adolescentes do Brooklyn, Nova Iorque; mas ele, enfim, alcançou a juventude e adultos com problemas através de seus 490 centros de reabilitação social, em todo o mundo (no Brasil existem grupos em São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, etc). Estes são ministérios de recuperação baseados em um programa para viciados em drogas, os quais têm sido reconhecidos como os maiores centros de recuperação do mundo. Um estudo do Instituto Nacional do Governo dos Estados Unidos de Uso de Droga comprovou a recuperação através do Desafio Jovem, de adolescentes e jovens na marca de 86%.

A Cruzada da Juventude do David Wilkerson, originada em 1967, deu início a um ministério evangelístico, caracterizado por esforços do Reverendo Wilkerson para alcançar os adolescentes e crianças que foram abandonadas, para prevenir que eles caminhem para uma vida de escravidão nas drogas, álcool ou na violência. Através deste ministério, CURA (Centro Urbano de Recuperação de Adolescentes) tem-se recuperado muitas vidas preciosas. O CURA foi um esforço para realizar o idealismo e o sacrifício de muitas pessoas, jovens e cristãos que souberam sobre este trabalho de paz, e desejavam ajudar os necessitados.



Em 1971, o ministério se expandiu e o Reverendo Wilkerson, movido por uma chama missionária, saiu do Texas, sede de seu ministério e do Desafio Jovem, para uma Missão específica de transmitir a eterna mensagem de Cristo através dos seminários para um público cristão, com objetivo de prepará-los para a tarefa de resgatar outras vidas para Cristo. O Desafio Jovem serve como um ponto de partida para cruzadas do Reverendo Wilkerson, conferências dos ministros, livros e produção de vídeo, escolas bíblicas, evangelismo de rua, distribuição de literatura, investimentos em programas antidroga.

Ele continuou como presidente do Desafio Jovem, ministrando palestras para centenas de milhares de pessoas que, regularmente, recebiam cópias dos sermões e notícias do ministério. O Reverendo Wilkerson, pessoalmente, lia os pedidos de oração, auxiliado pela sua esposa Gwen, que o ajudava a ler as milhares de correspondências, que chegavam mensalmente. Respondia as cartas e intercedia pelas necessidades nelas expressas, levando-as a Deus em oração.

Em 1986, o coração do Reverendo Wilkerson se moveu outra vez para levantar um ministério na Times Square. Ele chorou pedindo a Deus para fazer alguma coisa, e em um dia, pela manhã, sentiu o Senhor falando ao seu coração: "Você sabe que eu amo essa cidade". Naquele momento, a igreja “Time Square Church” foi idealizada. A igreja foi inaugurada em outubro 1987 e, desde então, está com as suas portas abertas. Primeiro em um auditório alugado e depois no Teatro do Hellinger, que o ministério adquiriu em 1989. A igreja está localizada no coração do Distrito de Manhattan. O teatro é belo, em contraste à pobreza e necessidades dominantes daquela área. E a congregação é composta de 8.000 pessoas, da Cidade de Nova Iorque: entre doutores, estudantes, professores, advogados, viciados e os desabrigados, enfim todas as classes.


No dia 27 de Abril de 2011, aos 79 anos de idade, a trajetória de David Wilkerson foi interrompida bruscamente, vindo ele a falecer em um acidente automobilístico, ocorrido em uma estrada do Estado do Texas, EUA, tendo sua esposa Gwen sofrido ferimentos. Entra para a história como um dos maiores evangelistas do século XX, um homem apaixonado por Cristo, pelas pessoas e pelo Reino de Deus.


Nenhum comentário: