quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SER SANTO SEGUNDO JESUS É SER LIVRE!


Li esse texto muito leve e agradável, de autoria do pastor Paulo Cardoso, do site Encontro com a Vida , texto com o qual muito me identifiquei pelo real entendimento que ele traz sobre a tão falada Santidade, um texto raro, pois o que vejo hoje em dia, na maioria dos grupos religiosos, é uma busca louca e cega por algo que nem eles mesmos sabem dizer o que é. Por isso leia, e seja santo, leve e livre como Jesus!

Ser santo segundo Jesus

Na verdade, ser santo é ser livre: livre para ser e livre para viver. Livre de toda e qualquer pressão de ser quem não se é e de toda e qualquer forma de aparência que não tenha haver com a realidade do ser de cada um como Deus o fez.

Ser santo é antes de tudo pertencer ao Único que é, de fato, Santo. E é santo porque é único em sua classe, separado e exaltado acima de tudo e de todos. É daí que, em Cristo, somos chamados santos. Somos santos por causa do que Jesus consumou de uma vez por todas em nosso lugar. Santos através do Seu sacrifício perfeito. Separados para sermos de Deus como filhos amados do Pai Celestial. Mas, ser santo também tem haver com, pouco a pouco, dia a dia, tornar-se como Jesus. Daí a Palavra dizer que assim como é santo aquele que nos chamou, nós sejamos santos em todo o nosso modo de viver. Isto nada mais é do que ser como Jesus. E é aí que eu não consigo, no momento, pensar em nada tão bonito, leve, livre e espontâneo para expressar isto quanto as palavras de uma canção que aprendi com um querido amigo, na época do segundo grau, da autoria do padre Zezinho:


"Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz

Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não dissesse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim

Amar como Jesus amou.
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz"

Não é bonito? Não é livre? Não resume o ensino do Evangelho em poucas palavras? A Bíblia fala da beleza da santidade de Deus e isto porque santidade de verdade é algo bonito e que torna a vida bela. Não é algo adoecedor ou amedrontador. É algo bonito. Porque ser santo é amar com o amor de Jesus, é pensar com a mente de Jesus, é olhar com o olhar de Jesus, é tocar com o toque de Jesus. É só isto e é tudo isto. Ser santo tem haver com respeitar o outro e a si mesmo, ver a dignidade do ser humano, buscar o bem das pessoas, andar com sabedoria, viver em paz, ser solidário, ser humano, ser amigo, ser misericordioso, perdoar, viver a verdade, caminhar com Deus no chão da história. A santidade de Jesus não nos faz olhar as pessoas "de cima para baixo", mas nos olhos. Como dizia George Whitefield, o pregador metodista: "sou apenas um mendigo contando a outros mendigos onde encontrou pão".

A santidade de Jesus só faz bem, porque o amor não faz mal ao próximo. O amor é o cumprimento de toda a lei e toda a lei se resume no amor. O amor que não estoca mágoas, que não busca os seus próprios interesses, que faz o bem pelo bem que ele faz ao outro; o amor que não se incha, que não inveja, que não se alegra com a injustiça, mas, sim, com a verdade; o amor que não perde a esperança, que não defrauda o próximo; mas que o respeita e que se compadece dele. Falar de santidade é algo que nos chama a olharmos para Jesus e saber que nEle e por causa da imensa provisão de Sua graça, podemos ser transformados em Sua própria imagem. Amar como Ele amou, pensar como Ele pensou, viver como Ele viveu, sorrir como Ele sorriu, sentir o que Ele sentiu, É claro que é um processo que só vai se completar no dia em que estivermos face a face com Ele. Então, nós o veremos assim como Ele é e seremos transformados na Sua própria imagem, como escreveu João, o discípulo amado.

Nada pode ser mais simples do que isto. Somos nós que complicamos tudo. Somos nós que sentimos necessidade de pagar pela salvação que já está paga e ter as nossas próprias justiças e merecimentos. Somos nós que queremos controlar as coisas e até as pessoas. Somos nós que tornamos tudo difícil e pesado. Mas com Jesus tudo é simples. Parece que quanto mais as pessoas falam sobre isto e ficam obcecadas com isto; menos elas vivem isto. O que ocorre é que elas adoecem a si mesmas e aos outros ao seu redor. E isto porque elas transformam o que é vida em doutrina. Elas perdem a essência do que Jesus falou. Mas Jesus não falou de aparências ou de algo para mostrar para os outros. Ele falou do coração, das motivações mais profundas do ser, da essência de quem se é, das intenções e daquilo que vai no interior de cada um e que só Deus sonda e conhece. Perceba que Jesus pregava que nós nos amássemos uns aos outros. Ele vivia o perdão, a reconciliação, o respeito, a bondade, a compaixão e a misericórdia.

Daí que o que realmente faz diferença é seguir a Jesus, viver uma fé que atua pelo amor, andar com uma consciência pura diante de Deus, de si mesmo e das outras pessoas; ser verdadeiro consigo mesmo e com o Pai. Só isto. Ou como diz a canção: "amar como Jesus amou". Ele nos amou e deu a Sua vida por nós e devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.

Quem tem ouvidos, ouça e viva na paz de Deus;

Pr. Paulo Cardoso

Um comentário:

Unknown disse...

A PAZ D CRISTO!!!!!! AS MSGS DO PTOR PAULO CARDOSO,FALA NO MAIS PROFUNDO DO MEU SER. tER O AMOR EM NOSSOS CORAÇÕES,A COMUNHÃO A CADA MANHÃ COM O PAI.ADOREI ESTE BLOG,FALAR D JESUS,SEUS ENSINAMENTOS,O SEU GRANDIOSO E PURO AMOR. REGISTRAMOS AQUI COMO TROCA,AS NOSSAS EXPERIENCIAS E COMO ELA ANSEIA PELO PAI,COMO A CORSA.O SALMO 139,FALA PROFUNDAMENTE AO MEU CORAÇÃO. A PASSAGEM Q MAIS ME EMOCIONA É A DE mARIA D bETANIA,QDO ELA VAI UNGIR O CORPO D JESUS,C O VASO D ALABASTRO,CUJO PERFUME ERA RARÍSSIMO.PRA MIM,FOI UMA DAS MAIORES PASSAGENS D TOTAL ABNEGAÇÃO,ALTRUÍSMO E AMOR,TANTO Q JESUS A ENALTECEU DIZENDO: em verdade vos digo:onde for pregado em todo o mundo este evangelho,será contado tb o q ela fez,para memória sua (Mateus 26:6)DEIXO AQUI A MINHA ALEGRIA D TER CONHECIDO ESTE BLOG,A VC CESÁRIO.Q A GRAÇA E PAZ D JESUS CRISTO ESTEJA SOBRE TI!!!!!!!PAZ!!!!!!!!