terça-feira, 16 de julho de 2013

ARQUIVO 154 ENTREVISTA RIBAMAR RAMOS


O Arquivo 154 é um projeto que idealizei em celebração à Semana do Município de Itapajé, com a finalidade de publicar rápidas entrevistas com personalidades que estudam a nossa história local. As indagações aos entrevistados envolveram história, curiosidades e política local.  

Itapajé sob uma lente fotográfica:
Entrevista com Ribamar Ramos

O senhor é um dos recentes guardiões da nossa história local. Como surgiu esse apreço pela história de Itapajé?
Felizmente Itapajé despertou para a necessidade de se preservar sua história e memória. Aristóteles, o principal ícone de nossa história foi o precursor, quando em 1959 viu editado um excelente trabalho sobre nossa história. O exemplo dignificante do filho ilustre serviu de incentivo para que outros reconhecessem o grande valor de suas pesquisas. Assim sendo, sou mais um, com certeza, "utopista", nessa seara de esforçados pesquisadores. Quando aportei em Itapajé, no ano de 1972, fiquei deslumbrado com a riqueza histórica de nossa cidade. Eu, assim como outros que mantiveram contato com a obra editada pelo Sr. Aristóteles, sentimos que era preciso dar continuidade ao resgate histórico de Itapajé.

O senhor possui um dos maiores acervos da história itapajeense, com fotos, publicações e arquivos de mídia. Pretende torná-lo aberto ao grande público algum dia?
Realmente, nesses mais de quarenta anos de minha "feliz" permanência em Itapajé, consegui juntar muitas informações sobre Itapajé, devidamente compiladas em um "calhamaço" com mais de oitocentas páginas. Nunca, em tempo algum, deixei de fornecer tais informações a quem me procurou, principalmente aos estudantes. De certo modo, já mantenho este acervo, de certa forma, disponível a quem procura. Infelizmente, atualmente não vislumbro nenhuma possibilidade de ver um livro editado sobre Itapajé, com o material em meu poder. Talvez, minha personalidade não muito afeita ao puxasaquismo e subserviência tenha criado algumas "barreiras" que impediram uma possível publicação, com o apoio de algum orgão público de "minha terra". Repito: se aparecer uma entidade séria que recebesse o acervo, o cederia com satisfação. Itapajé (seus representantes) é míope, para reconhecer qualquer trabalho ou pesquisa, que não seja de "Protegidos, fâmulos ou aparentado do poder", para receber qualquer incentivo. Exemplos é que não faltam!

Itapajé ainda não tem sequer um museu para a história do município. Investir na história não dá votos?
Ora, como podemos ter um Museu, se ao menos temos uma Biblioteca minimamente organizada. A Biblioteca Aristóteles Alves Carneiro SEMPRE foi um cabide de emprego e, quase sempre, foi pessimamente administrada! O que é uma pena. Para a criação e boa administração de um Museu se faz, indispensável, pessoas comprometidas com nossa história, coisa rara no círculo mandante de Itapajé.

O senhor participou, de alguma forma, da administração de Padre Marques. Qual o maior legado que ele deixou para nossa história?
Não! Infelizmente não participei da gestão passada! 

Todo gestor comete equívocos. Onde o Padre pode ter falhado administrativamente?
As coisas não saíram como se esperava. Poderia acrescentar que prestei um serviço particular ao Sr. Fernando Sales - Secretário de Infraestrutura, no acompanhaemento das muitas obras que aquele secretário administrou. Exercia um trabalho sério e totalmente comprometido com os anseios do mesmo. Acredito com total sinceridade que a gestão passada - 2009/2012 foi a mais profícua que Itapajé já vivenciou, principalmente no que se refere à Educação e ao saneamento básico da cidade. Faço essa afirmação com a certeza de ter acompanhado fotograficamente, desde 15 de fevereiro de 2011 até final de novembro de 2012, oportunidade em que obtive mais de cinco mil fotos, das obras e da cidade, em muitos de seus aspectos. Quanto aos possíveis erros da gestão, prefiro não fazer nenhuma avaliação. Não seria coerente analisar! Digo apenas que: Para bem administrar é preciso confiar em alguém, não centralizar excessivamente!

Qual mensagem o senhor deixa para os apreciadores da história de Itapajé?
Espero que surjam pesquisadores e historiadores descomprometidos com os viciados poderes: Executivo e Legislativo; eles são muito indutores de opiniões tendenciosas e politiqueiras. Os que vierem a se juntar aos utopistas e sonhadores, que eles sejam porta-vozes da verdadeira história de Itapajé e não meninos de recado dos interesses políticos de velhas raposas! Acredito muito na Turma de História da Faculdade local.

Agradeço ao senhor Ribamar Ramos pela disponibilidade em ter respondido nossas indagações. Muito obrigado.

Itapajé-Ce, Julho de 2013.

Cesário Pinto.

Nenhum comentário: