quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DE ITAPAJÉ: A PREFEITURA MUNICIPAL

Na década de 1930 era um simpático grupo escolar, um espaço de ensino e conhecimento para as crianças de São Francisco de Uruburetama. Alguns anos após, aquele mesmo prédio, localizado na Rua Major Joaquim Alexandre, no centro da cidade, daria lugar à sede do atual Paço da Prefeitura Municipal de Itapajé. O quartel-general da administração municipal sofreu adaptações e reformas necessárias durante as décadas, perdendo muitas das suas características originais. Ainda assim, não deixou de ser um prédio marcante da nossa história.

Os tempos mudaram e a cidade aumentou sua população e suas carências, ficando evidente a necessidade de um novo local amplo e moderno para o planejamento e gerenciamento do município. Um novo Centro Administrativo é algo que deveria entrar mais seriamente nas acaloradas discussões da classe política local; isso ocorrendo, quem sabe o atual prédio da prefeitura poderia dar lugar novamente à educação e à cultura, sendo ali instalados a Biblioteca e o Museu Municipal, equipamentos que desde sempre foram esquecidos numa salinha pouco cômoda ou, no caso do museu, nunca tendo existido em nossa cidade, independentemente das gestões que pelo Paço Municipal passaram. É algo a se pensar, pois temos pressa...

Que Deus nos abençoe!
Cesário C. N. Pinto
Itapajé - Ce, 20 de Outubro de 2011.

P.S.: Caro leitor, caso você tenha fotos e imagens antigas de prédios e passeios públicos de nossa cidade e deseja compartilhar com a nossa população, envie-nos em arquivo anexo para o email cesario.jesus@hotmail.com Junto com a foto, envie seu nome e, se possível, a data e o local onde a imagem foi capturada. Ajude-nos, através de nosso blog, a criar um acervo virtual para a memória do nosso município.

Um comentário:

Benneden disse...

Ele (Cesário) fez bacharelado em Ciências da Computação, mas é um historiador e sociólogo por vocação.
Parabéns pelo resgate da história de Itapajé.

Denis Frota