segunda-feira, 29 de março de 2010

O SEGREDO DA VIDA ESTÁ NA SIMPLICIDADE!



Ainda hoje me impressiono com a falta de discernimento que existe em boa parte das pessoas em relação às suas prioridades na vida. Sim, pois quando títulos, dinheiro e poder possuem maior importância até para os que acham ser “guias espirituais de uma nação” demonstra o ambiente psicologicamente adoecido em que muitos grupos se encontram. Mas em Jesus eu só vejo simplicidade...

Vejo em Jesus a simplicidade de amar sem fazer disso um show teatral e demagógico de “emocionalismos”. Vejo em Jesus o Homem-Deus que curava pelo simples Poder do Amor, sem fazer nenhuma forma de manipulação ou propaganda, mas pelo Amor realizava verdadeiros milagres e na simplicidade ordenava o exercício do silêncio: “Vai em paz e não contes para ninguém” (Lucas 8:56) ou no máximo estimulava no curado o exercício da gratidão ao Criador: “Vai e conta para os teus o que DEUS FEZ por ti” (Lucas 8:38,39). Jesus, sendo Deus e operando milagres GENUÍNOS, nunca ousou dizer: “ISRAEL, A MÃO DE DEUS ESTÁ AQUI! APLAUDE DE PÉ, JERUSALÉM!”. Jesus era simples, não possuía anseios de GURUS RELIGIOSOS MEGALOMANÍACOS.
Vejo em Jesus a simplicidade de quem sempre foi pela VERDADE, independentemente se esta ferisse ou não a interpretação rabínica das Escrituras Hebraicas. Jesus ensinou aos fariseus e escribas que o ser humano era maior que o Sábado e que ele, o Shabat, teria sido ordenado divinamente para o bem do homem e não para impedi-lo de viver bem e com dignidade. Hoje vejo grupos que brigam entre si, guerreando uma burra batalha escriturística que é, aos olhos de Deus, uma guerra pervertida, principalmente quando lançam, uns sobre os outros, o seu olhar e a sua interpretação pessoal, literal, constantiniana, ocidental e euro-americana daquilo que entendem como “certo”, “correto” ou “verdade absoluta”, esquecendo que a Verdade existe somente no coração e na consciência de quem ama o próximo pra valer, sem meias palavras, sem meios atos, sem vaidades ou pretextos patéticos de proselitismo religioso, mas amando de fato e verdade, com o espírito de tolerância e compreensão que sobejava em Jesus, mas que o “Cristianismo”, ao longo dos séculos, não desenvolveu plenamente.

Sim, vejo que Jesus REALMENTE não deu importância alguma às aparências, em QUALQUER CASO QUE FOSSE, sendo exemplo disso o seu encontro público com a samaritana ou seu diálogo com a “pecadora” quase apedrejada (aliás, nesse último caso, Jesus agiu mais uma vez com misericórdia, em detrimento do que recomendava as Escrituras Hebraicas acerca do adultério). Para Jesus o que REALMENTE IMPORTA é o coração, ainda que boa parte dos religiosos ignore essa declaração, usando como argumentos as suas interpretações tendenciosas sobre o pensamento paulino para as “más aparências”. Porém, como disse certa vez um amigo meu, busco seguir somente a Jesus, como todos os seus apóstolos e discípulos seguiram. E quem segue a Jesus descansa na Graça, sabendo que tudo já foi feito e nada mais há a fazer, senão assimilar no coração a sua entrada no Descanso do Senhor. Quem isso discerne passa a entender com clareza a liberdade do Senhor e do Seu Espírito, atuando em pessoas, situações e nos lugares MAIS APARENTEMENTE IMPROVÁVEIS, salvando, salvando, salvando...; visitando seres humanos que talvez nunca fossem ou nunca serão acolhidos em um “templo”, mas que, entretanto, possuem em seus corações gigantescas catedrais, ornamentadas com ações de graças e com genuínos atos de misericórdia, compaixão e caridade.

Sim, vejo Jesus cumprindo Sua Palavra, revelando nos tempos, nas terras e nos mares os sinais do FIM, as dores de parto que antecedem Sua Vinda, os surtos sociais, as conspirações das elites e os cataclismos da natureza, tão ferida pelo homem. Vejo o Senhor profeticamente recomendando aos poucos que ainda são sinceros em Laodicéia, para que dEle adquiram ouro refinado, metal esse que passará pelo fogo e não se queimará, diferentemente das obras de palha.

Talvez muitos nem entendam o que aqui escrevi ou deixei subentendido, mas como o título do texto deixou claro, desejo que a simplicidade, diante de todos os momentos da vida, possa habitar no coração de todos aqueles que, ACIMA DE TUDO, TUDO MESMO, seguem ao Senhor e vivem o seu mandamento de amar.

Deus nos abençoe!

Um forte abraço,

Cesário C N Pinto.

Itapajé - Ce, em um Domingo de Ramos nublado, 28 de Março de 2010.

LEIA TAMBÉM:

NÃO CRISTÃOS QUE SÃO CRISTÃOS

DEZ COISAS SIMPLES E ESSENCIAIS À VIDA!


MOVIMENTO PELA REGENERAÇÃO DA IGREJA NA HISTÓRIA

Nenhum comentário: