domingo, 21 de fevereiro de 2010

NÃO CRISTÃOS QUE SÃO CRISTÃOS (DARCKSON LIRA)


Jesus certa vez falou acerca de um pai que tinha dois filhos, e aproximando-se de um deles disse: “Vá trabalhar no campo” – ele disse sim – mas não foi...Um outro filho recebeu idêntica ordem – e disse que não – depois, arrependido, foi. (Mateus 21: 28 – 32)

Qual dos dois filhos fez a vontade do Pai? A resposta parece óbvia: Foi o que disse que não ia, mas foi.Parece simples, mas grande parte dos Cristãos, ainda não compreendeu que para Deus, a coisa mais importante não é a “Confissão Teórica”, a posse intelectual de doutrinas, o zelo intransigente de uma boa ortodoxia, os melhores postulados teológicos. De nada adianta ter uma correta confissão verbal, a tal história de “Confessar a Cristo vindo à frente”, SE, nossa vida não manifesta a disposição de “andar como Ele andou”!


É um escárnio imaginar que a simples confissão verbal ou unir-se a alguma instituição dita Cristã, operará a salvação ao estilo católico “ ex opere operato”. Mas muito evangélico por ai pensa assim!É o velho ranço do judaísmo em nova roupagem: Jesus bateu de frente com os religiosos, quando estavam inchados de presunção e orgulho, julgando-se “salvos” pelo fato de serem descendentes de Abraão. ( João capítulo 8: 39-44)

Hoje todo o equívoco situa-se nos termos de estar afiliado ou não a alguma entidade “Cristã”...É coisa fácil aos olhos de muitos, saber quem vai ou não vai pro céu: “ Já aceitou Jesus?”, “ Congrega-se em uma Igreja Evangélica”, “ Aceita os artigos da Confissão de Westminster”? “Já recebeu sacramentos”? Aleluias irmão você está salvo!

“Muitos dirão naquele dia, Senhor, Senhor”... E mais: “Fizemos milagres em teu nome” , ou ainda, “ comíamos e bebíamos na tua presença e ensinavas em nossas ruas”... (Mateus capítulo 7:22; Lucas 13: 26,27) Gosto da expressão usada pelo escritor aos Hebreus, quando diz que “muitos acolheram e hospedaram anjos, sem saber que eram anjos”.(Hebreus 13:1) Fico a pensar em quantos são Cristãos sem o saber, e quantos são pagãos com título e carteirinha de Cristão.

Parece que temos muito a refletir, como por exemplo, nas declarações de Tiago em sua epístola: “Mostra-me a tua fé sem as obras, e eu com minhas obras te mostrarei minha fé”. ( Tiago 2) Se alguém, vive o “espírito de Cristo”, mesmo não tendo uma compreensão exata, clarificada de preceitos e dogmas “ Cristãos”, está mais ligado a Ele, do que aqueles que estão com a cabeça entulhada de conhecimento , e o coração está vazio de amor. Não é difícil entender, porque Jesus disse que, “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).

O critério para a avaliação, não está no conhecimento doutrinal, intelectual da verdade, nem no exercício do poder – está no Amor!Logo, está mais perto de Deus e do céu, o (pretenso) ateu ou o dito pagão, que faz a vontade do Pai – servindo com amor ao próximo, dedicando-se à causa do bem – do que multidões de religiosos reducionistas e fundamentalistas que enchem os templos gritando “aleluias” - enquanto guardam a arrogância, soberba e zelo cego de uma religião meramente confessional! Porque o verdadeiro Cristianismo – fundado sobre a pessoa de Jesus e não sobre versões repassadas de supostos ensinos dele – vai além de uma atemporal especulação filosófica: ele se faz (em nossa história) carne e habita em nós, sendo a manifestação da bondade, justiça e solidariedade. Confessar Jesus de verdade e em verdade, é aceitar Sua divina salvação que se realiza em Amor na entrega da Paixão e da Cruz, onde o Senhor se fez Servo sofredor.

Essa Fé nos méritos d‘Ele, é a força propulsora que recebe a Graça (sendo ela mesma por si só, fruto da Graça) e que se consubstancia na natureza divina que nos capacita a viver a realidade desse Amor. Quem ainda não compreendeu essa lição, corre o risco de morrer cego na religiosidade, nunca tendo conhecido nem vivido o verdadeiro espírito de Cristo, sendo nada mais que um pagão, ostentando nome de Cristão.

Darckson Lira
Pastor-Presidente da Igreja Batista Vale de Bênção.

Fonte: http://www.darcksonlira.com.br/

Um comentário:

Darckson Lira disse...

Parabéns pelo Blog.
Conte com nosso apoio e orações.
Um abraço.
Darckson Lira.