sábado, 21 de dezembro de 2013

CRISTÃOS SÍRIOS SE PREPARAM PARA UM NATAL MODERADO


"Noite de paz, noite de amor, tudo dorme em derredor". Cristãos do mundo inteiro vão cantar essa canção nos próximos dias. Milhões ansiosos pela chegada do Natal. Mas e quanto aos cristãos sírios que vivem em meio a uma terrível guerra civil? Será que eles têm a "paz celestial" da qual esta canção de Natal fala? 

Não haverá decorações e quase nenhuma grande celebração. O natal será diferente para os cristãos sírios este ano. Os cristãos não querem atrair muita atenção com as decorações de Natal, temendo que a árvore de Natal possa torná-los um alvo para extremistas determinados. E, claro, a guerra civil em si não é um cenário muito bom para grandes celebrações. 

"Vamos aproveitar a oportunidade de Natal para visitar famílias que têm enfrentado dor e sofrimento", disse um pastor de Damasco. Os cristãos vão se reunir nas igrejas da capital para o culto de Natal, “mas sem decorações, nada chamativo”, acrescentou ele. "A cidade inteira está de luto pelas perdas de seu povo (família e amigos) este ano, por isso as pessoas não têm motivos para comemorar". 

A sua igreja vai se concentrar em visitar famílias (de refugiados) para levar encorajamento e conforto. A congregação da capital vai fazer "algo singelo" para as crianças, mas não haverá uma grande festa. "Vamos apenas servir uns aos outros e nos concentrar em ficar juntos para orar". 

Um colega da cidade de Aleppo, no Norte Síria, explica que as celebrações de Natal serão moderadas. "Nós não celebraremos o Natal como antes. Teremos cultos na igreja e vamos convidar os membros da igreja para vir e trazerem seus amigos. O foco será nas crianças mais do que nunca, porque elas precisam sentir alegria". 

Temos a mesma informação sobre as cidades de Latakia e Bloudan: "Não vai ser como nos anos anteriores, vamos celebrar e ter cultos, mas vai ser limitado, teremos uma programação pequena e um tempo de oração", disse um pastor de Latakia. 

Pedidos de oração: 

• Ore por segurança e força aos cristãos da Síria. Que Deus não só os proteja, mas lhes-fortaleça neste Natal. 

• Ore também para que os cristãos tenham ânimo para cultuar durante o Natal e que Jesus os console. 

Tradução: Marcelo Peixoto


Nenhum comentário: