segunda-feira, 18 de março de 2013

A REDE SOCIAL E A RIDICULARIZAÇÃO DA FÉ


A expansão das redes sociais no Brasil, em especial o Facebook, é um dos fatos que mais marcam a evolução da internet no nosso país nos últimos anos. Em um rápido processo de adesão, milhões de brasileiros se habituaram a entrar em conexão cotidianamente com familiares, com amigos antigos e amigos novos e, de forma célere, aprenderam a usar os mais variados mecanismos propostos pela rede, compartilhamento de fotos e vídeos, participação em grupos de discussão, etc. Entretanto, o que caracteriza um povo em seu processo evolutivo não são apenas as estratégias e hábitos de comunicação. Na verdade, a educação e a formação sócio-cultural é o que define o quê e quem realmente somos.

Vemos, nos últimos meses, uma crescente e constante campanha, penso eu, não sistematizada, porém constante, contra tudo que represente fé e crença pessoal, em especial de caráter cristão. E isso parte de todos os tipos e gêneros de pessoas, teístas ou não. Valendo-se de comportamentos individuais, ilegais e imorais de sujeitos pouco credíveis, que usam a fé em detrimento da ingenuidade ou generosidade alheia, crescem na rede os perfis que visam apenas achincalhar a fé. Usando de uma falsa intelectualidade e esnobismo, além de soberba, orgulho e perceptível amargura, indivíduos criam páginas no Facebook com o único intuito de denegrir as crenças religiosas praticadas por milhões de pessoas. Alguns destes, que se auto-intitulam neo-ateístas, mas que não passam de religiosos frustrados que pouco conhecem do genuíno ateísmo, agem como “meninos” e expõem na rede toda seu amargor contra aquilo que consideram “o ópio do povo”. E quando esse “ópio” é o cristianismo, o amargor é ainda maior. Outros, militantes de ideologias políticas e movimentos de libertação social, lançam contra indivíduos ditos “cristãos” (mas que possuem opiniões e posturas nem sempre condizentes com a misericórdia e compaixão que caracterizam a Igreja) uma série de postagens que ultrapassam, em demasiado, o que deveria ser apenas uma resposta crítica a uma opinião, entrando no âmbito da ironia perversa e da ofensa à vida pessoal e às crenças religiosas.

Democracia e liberdade de expressão não se caracterizam apenas por viver e dizer o que se pensa, mas também por fazer isto com responsabilidade e respeito aos valores e crenças alheios, criticando-se o que possam ser pontos discordantes, mas sem ferir a dignidade humana. A Igreja, de forma especial, é a instituição religiosa que mais vem sofrendo ataques desse nível ultimamente. Os ocidentais “modernos”, dentre os quais os brasileiros, esqueceram a contribuição que catolicismo e protestantismo histórico deram nos últimos séculos para a humanidade. É verdade que, a Igreja, assim como qualquer outra instituição humana, possuiu e possui pontos a serem veementemente criticados. Sim, a Igreja possui seus pecados, alguns comunitários, outros individuais, outros doutrinários. Na verdade, a maioria dos pecados da Igreja se manifesta quando a Igreja não fixa seu olhar em Cristo (Hebreus 12:2) e em sua misericórdia. Eu mesmo já critiquei e critico a perspectiva teológica e o comportamento de alguns “lobos roubadores” (usando as palavras do próprio Jesus), desejando sinceramente a conversão dos mesmos. Entretanto, é desmedida essa campanha realizada por muitos, usando como pano de fundo os pecados de líderes religiosos, como a ganância e o preconceito, mas quando a finalidade é atingir não apenas os mesmos, mas ferir e atingir toda a Igreja. Enquanto isto, a Jirad corre o mundo; milhares de cristãos e não-cristãos são presos, torturados e mortos em países de maioria islâmica, hindu e em regimes “ateus” e totalitários, como o norte-coreano. Mas isto pouco é propagado e denunciado pelos movimentos dos Direitos Humanos.

A Igreja é santa e pecadora, já dizia um antigo conceito teológico. É pecadora, pois é formada por homens suscetíveis a erros, alguns a grandes erros; santa porque foi fundada por Cristo, o perfeito fundamento. Apesar de muitos pecados cometidos no passado (e alguns no presente), apesar de grandes desavenças e diferenças teológicas (católicos versus protestantes, protestantes versus protestantes, católicos versus católicos!) a igreja continua sendo uma das instituições que mais colaboram para o desenvolvimento da humanidade, como através de suas escolas, universidades, hospitais, orfanatos e fundações. A igreja (além da determinação pessoal) é, comprovadamente, o veículo que mais obtêm sucesso no resgate de pessoas contra os vícios do alcoolismo e das drogas. Exemplo disso é o Desafio Jovem. Enquanto os “novos-ateus” ridicularizam os crentes na rede virtual, a igreja leva esperança a crianças e muitos pobres brasileiros, através de instituições como a Visão Mundial, ou apoio aos que sofrem perseguição em outras nações, como as Portas Abertas e a Voz dos Mártires.

Mesmo sofrendo, pelos seus próprios pecados e pelas pedradas recebidas, vindas de fora e até do seu interior, a Igreja permanece, segundo a promessa de Jesus Cristo. Aos cristãos, cabe receber e aceitar críticas à Fé, vindas de fora ou de dentro do Corpo, usando-as como reflexão sobre suas ações, valores e crenças, em um processo individual e coletivo de conversão. Quanto a deboches e ataques amargurados contra a Fé, devemos considerar que muitos dos grandes nomes da Igreja foram, em algum momento, inimigos da Fé. Perseveremos em oração.

Que Deus nos abençoe!

Cesário C. N. Pinto

Itapajé – CE, 18 de Março de 2013.      
             

Nenhum comentário: