segunda-feira, 31 de maio de 2010

ITAPAJÉ E O MUNDO ESPIRITUAL: A INFLUÊNCIA DOS PRINCIPADOS E POTESTADES NO NOSSO COTIDIANO

Escrever sobre qualquer assunto relacionado à nossa cidade requer sempre muita cautela e a constante preocupação de que não ocorra nenhuma má interpretação do que seja dito, principalmente pelo predomínio da cultura provinciana que é comum em municípios do interior, como o nosso. Entretanto, a questão da qual venho tratar é profunda e está, desde milênios, enraizada e disseminada em toda a terra, diferenciando-se somente nos níveis em que culturas, sociedades e povos os mais diversos estejam ou não diretamente envolvidos. Antes de qualquer análise, ressalto que aquilo que aqui coloco é tratado sob a perspectiva da fé cristã como sendo uma questão tão real quanto invisível, porém tão comum e verídica como a própria existência humana.

Você sabe o quê e quem são os principados e potestades? O que eles têm haver com a sua vida?
Segundo definição da Wikipedia, principados e potestades são termos bíblicos que se referem a seres celestiais, especificamente anjos e hostes de demônios (anjos caídos) – veja a definição completa em http://pt.wikipedia.org/wiki/Principados_e_potestades . As Escrituras Cristãs citam, em várias passagens, a existência desses poderes espirituais que estão constantemente atuando entre os seres humanos. O apóstolo São Paulo declara, em relação aos anjos caídos:

“E então virá o fim, quando ele (Jesus) entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.” (1 Coríntios 15:24)
“... porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6:12)
“(Cristo) despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Colossenses 2:15)

O reverendo Caio Fabio, autor do livro Batalha Espiritual, descreve no seu site http://www.caiofabio.net/ algumas definições para principados e potestades:
“Cada povo tem sua própria Potestade. A Potestade é o meio, o poder de conexão entre o povo e os Poderes que habitam o mundo invisível; também chamados de Principados. Potestade é Poder. Principados são as forças que usam tais poderes; os quais decorrem da fusão entre cultura/política/história e as forças do mundo invisível; criando um terceiro termo que é mais forte do que o poder humano que o originou. Quanto mais antiga a cultura mais forte a Potestade e mais poderoso o Principado! No Brasil, que é uma nação jovem e um país mais jovem ainda, tais Poderes e seus Principados têm se especializado nos elementos que mais caracterizam a nossa cultura/política/história. Desse modo eu diria que os maiores Poderes entre nós são os que alimentam [em conluio com a nossa cultura, etc.] os Principados que entre nós agem; especialmente como forças de corrupção, engano, roubo, malandragem, esperteza, sensualidade orgulhosa, e uma inflação de leveza sem o sentir do peso dos atos que de nós procedem.” (Recomendo a leitura na íntegra desse texto no endereço: http://caiofabio.net/2009/conteudo.asp?codigo=05850)


Voltando para a nossa realidade local, ao se fazer uma reflexão séria e imparcial, veremos que até o homem mais incrédulo quanto à existência de uma dimensão espiritual que influencie ou até mesmo se sobreponha ao mundo físico terá que reconhecer que uma série de situações que ocorrem no cotidiano de nossa cidade, algumas das quais perdurando há décadas, não podem e não devem mais serem tratadas simplesmente como mero resultado da formação social, política ou econômica do nosso povo. A existência de uma realidade espiritual, com seres espirituais agindo continuamente “nos bastidores”, na tentativa de influenciar as decisões humanas, é um fator que não mudará, independentemente da decisão de cada pessoa em crer ou não nessa realidade.

Você já percebeu que, de tempos em tempos, ocorrem “ciclos” das mais diversas ocorrências anômalas em Itapajé? Já notou que, em determinadas épocas, ocorrem homicídios brutais seguidos um após o outro, ou então, em outras ocasiões, acontece um elevado número de tragédias em série no trânsito, em questão de poucos dias? Lembro-me, por exemplo, que há certo tempo atrás ocorreu, de forma súbita, um elevado número de suicídios em pouco mais de duas semanas, quando na verdade esse tipo de fato é raro no dia-a-dia de nossa cidade; será que tudo isso é mera coincidência? Será que seremos tão céticos a ponto de negligenciar-mos esses fatos por simples incredulidade quanto à influência dos poderes espirituais sobre as pessoas? Nesses últimos dias venho percebendo, ainda como um exemplo, que uma grande peste se alastra na região do nosso município sob a forma de assaltos, tanto às residências e estabelecimentos quanto diretamente à mão armada. Não estou com isso negando a pesada influência viciante do crack sobre indivíduos e nem tampouco o fato de ainda não se ter mais aparelhamento policial, porém estou afirmando que, junto a esses fatores, existem príncipes espirituais agindo unicamente com a incumbência de “matar, roubar e destruir.” (João 10:10), muitos dos quais dominando sobre regiões geográficas (o que biblicamente explica o pedido feito pelos demônios à Jesus, para que Ele os deixasse permanecer na região da Decápolis – Marcos 5:1-20)

Hoje creio firmemente que precisamos discernir que, mais do que as críticas que muitas vezes fazemos às autoridades constituídas ou mais do que as grades e cercas elétricas instaladas nos muros de nossas residências, devemos entender de uma vez por todas que os seres espirituais estão em constante movimentação em nosso derredor, sendo que muitos dos anjos caídos militam em regiões geográficas específicas, produzindo características peculiares em cada território, como conflitos étnicos constantes (como no Oriente Médio) ou ainda demais situações, como a própria violência social, miséria econômica, ou ainda vícios específicos, podendo cada espaço de atuação variar de acordo com o grau hierárquico daquele espírito, indo desde uma única propriedade (é o fenômeno das casas mal assombradas, por exemplo) ou ainda um bairro, uma cidade, um estado, uma nação ou um colegiado de nações (Oriente Médio é o exemplo clássico); essas são situações onde os agentes espirituais influenciam diretamente um determinado contexto social e é um fato que não deve ser negligenciado, pelo menos não pelos cristãos, que sabem que não estão em guerra contra seres humanos, mas contra seres espirituais do mal.

Como eficaz meio de combate a essa realidade espiritual tão perversa, cabe aos seguidores de Jesus buscar constantemente, por meio de orações e súplicas ao Senhor, a transformação social e espiritual do nosso município e da nossa gente, para que dessa forma, não mais por meio de mãos humanas, mas pelo favor e misericórdia do nosso Deus, possamos vislumbrar um novo e verdadeiro mover espiritual, não mais constituído pelas ações dos espíritos da maldade, mas ordenado pelo Espírito Santo, e assim passemos a ver paz onde havia violência, prosperidade onde havia miséria, alegria onde havia medo, compreensão e tolerância onde havia desprezo ao próximo, libertação onde havia vícios, conversão e vida onde somente havia morte e desesperança. Para isso, além da fortaleza que encontramos na oração, devemos buscar também na Palavra do Senhor a outra poderosa arma contra o império das trevas e que ao ser lida, meditada e principalmente crida nos dará a plena autoridade para prevalecermos sobre o domínio dos agentes espirituais do mal:

“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. (I João 4:4)
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7b)
“ ... Muito pode, por sua eficácia, a oração do justo.” (Tiago 5:16b)

Assim sendo, oremos pela nossa cidade, por todos os aspectos e necessidades do nosso povo e, acima de tudo, creiamos na Palavra do Deus que transforma todas as coisas: “Envias (Senhor) o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.” (Salmos 104:30)
Que pelo Espírito de Deus e unicamente por Ele possamos crer que nosso querido lugar será renovado! Amém e amém!

Deus nos abençoe!

Um forte abraço,

Cesário C N Pinto.

Itapajé - Ce, 30 de Maio de 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

A palavra de Deus, se esclarecida de forma clara e objetiva, fortalece a fe crista.
O mal do povo e a falta de instrucao.
Aquela q poe Deus en sua vida hoje; na sua rotina. O entendimento aproxima, fortalece.
Hoje com redes sociais como a exemplo o facebook, e mais utilizado, como um principado onde o mal atua tao deliberadamente.
No qual deveria ser usado para esclarecimento aproximacao de Deus na vida de todos.
Qndo um leigo sabe a traducao das palavras q estao na Bibla. Eu nao sei! Assim segue milhoes de almas, famintas de entendimento e quem deveria aproximar o povo a Deus nao o faz.
Acho tao precario um padre rezando missa,
por exemplo. Eu devo ser muito leiga porq nao possuo fe cega. O padre usa uma decoreba de encenacao( ritual). entao creio q a rede social poderia ensinar a aproximacao real atraves das traducoes das palavras para o hoje.
Eu estava a procura de principados e potestades... E li maravilhas no texto acima,
meu coracao se encheu de alegria, confianca em sentir como o um pode mudar milhoes pela oracao ao Pai por todos. Imagina isso numa corrente pelo face. Oh meu Deus isso pode se tornar um milagre real.