sábado, 11 de maio de 2013

INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM ITAPAJÉ (HISTÓRIA, FOTOS E VÍDEO)


Ocorreu na manhã de sábado, 11 de maio de 2013, a esperada cerimônia de inauguração da Barragem Itapajé (Açude Ipu). O açude, que abastecerá o município do norte cearense, a 120 km de Fortaleza, foi construído com recursos do Estado do Ceará, orçado em cerca de dez milhões de reais, além da participação da União e do Município nas desapropriações. No evento, estiveram presentes lideranças políticas, técnicos, prefeitos da região, o prefeito de Itapajé, Ciro Braga, os ex-prefeitos de Itapajé Vieira Neto, Batista Braga, Kelsey Forte e Padre Marques, os deputados estaduais Zezinho Albuquerque e Rogério Aguiar, os deputados federais Arnon Bezerra e Danilo Forte, além de Ciro Gomes e do governador do Estado, Cid Gomes. 


No discurso do prefeito, Ciro Braga ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento futuro do município. O ex-prefeito Padre Marques, na gestão do qual o açude foi construído, afirmou ser aquele um momento histórico e relembrou que no início de seu mandato reivindicou a obra ao governador, ficando acordado que a Prefeitura arcaria, através de recursos próprios, com a segunda parte das indenizações. Os deputados Arnon Bezerra e Danilo Forte também discursaram, além de Elihu Bastos Lira, em nome da família de João Lira Magalhães, de quem a barragem recebeu a designação oficial. O governador Cid Gomes, no seu discurso, lembrou a dificuldade em relação aos trâmites legais da obra. Afirmou que o valor empenhado para a construção do açude, pela União, que a princípio era a detentora da obra, nunca chegou aos cofres estaduais: “... nenhum tostão, zero!...” Lembrou ainda que foi na passagem de Ciro Gomes pelo Ministério da Integração Nacional que o projeto da barragem foi realizado: “... o Ciro (Gomes), quando era ministro, deu ajuda para o projeto, pra fazer o projeto, que nem projeto tinha...”. Ainda sobre o açude, afirmou que o Estado fará, em breve, um sistema para tratamento d’água, na própria barragem.







História

Itapajé, nas últimas décadas, passou a vivenciar as dificuldades da falta d’água na sede do município. Nascentes e mananciais serranos já não supriam a demanda da cidade. No mandato (1967-1970) do prefeito Jauro Bastos foram perfurados poços profundos e construída a atual caixa d’água. Na gestão Ary Bastos (1977-1982) foi construído, na serra, um centro de abastecimento, com adutora, no Escorado. A partir dos anos 90, o reservatório se tornou pequeno, para a demanda da crescente população, ficando o colapso de falta d’água a cada dia mais extenso.

Kelsey Forte assumiu a prefeitura em 2005 com o compromisso de construir um açude. Foi à luta e conseguiu recursos federais, indenizando parte dos proprietários de terras situadas na bacia do Ipu. Contudo, a burocracia do governo federal e o protesto de parte de proprietários, que consideravam os valores das desapropriações abaixo do valor real das terras, paralisou, pela primeira vez, o andamento do projeto.

Em 2007 a sociedade civil de Itapajé então se mobilizou. Através de reuniões com a comunidade e da formação de uma comissão pelo Sr. Tarcisio Rocha, foi entregue ao já governador Cid Gomes um abaixo-assinado com mais de 3.500 assinaturas, reivindicando uma intervenção do Estado em relação à escassez d’água no município. 


Em 2009, com a mudança de governo municipal, o prefeito Padre Marques solicitou ao governador uma solução e ouviu que o Estado assumiria a obra, caso o Município conseguisse resolver a problemática, agora também jurídica, das indenizações, e realizasse o pagamento das mesmas. 


Com as indenizações quitadas, foi dada, pelo Estado, em março de 2011, a ordem de serviço para a construção do reservatório, que seria paralisada pela segunda vez, agora por problemas na construtora. Em maio de 2013, é inaugurada a Barragem Itapajé (Açude Ipu), devendo sua plena capacidade ser alcançada em 2014.       


IMAGENS DA CERIMÔNIA






















A CERIMÔNIA DO POVO:
Os Bastidores da Festa
(Clique nas fotos para ampliar)



 



























 

Cesário Pinto. 
Itapajé – CE, 11 de Maio de 2013.       

Nenhum comentário: