terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O QUE SÃO PAULO DIRIA SOBRE O NATAL?


Quem conhece as cartas paulinas e o espírito nelas professado, entenderia que Paulo diria, sobre esta época do ano, algo mais ou menos assim:

“Quem faz diferenciação entre os dias do ano para o Senhor o faz; quem celebra, celebra para o Senhor; quem não celebra, não celebra e dá graças a Deus. Se celebramos o Natal, para o Senhor celebramos; se não celebramos, também é para o Senhor. Quer, pois, celebremos ou não, somos do Senhor. Tu, porém, por que julgas teu irmão?... Portanto, tudo que façais, façais para a glória de Deus”

(O espírito desse entendimento: Romanos 14, 1 Coríntios 10:31)

Se seu coração está voltado para o “Papai Noel”, para comida, bebida e presentes, você celebrou o “natal” do consumo, da vaidade e do ego, não o natalício de Jesus. Já se você não consegue ver no Natal o Espírito de Cristo em liberdade, além das paredes de um templo, mas vê-lo apenas como a “festa pagã cristianizada do mundo”, então é melhor que não o celebre.

Não tenho objeção ao Natal. Tirando alguns excessos, não me importa a data no calendário ou a “origem” dela. Para mim particularmente, seus símbolos, como o presépio, reforçam em mim a necessidade por uma reflexão constante sobre a encarnação do Cristo; até porque, não haveria ressurreição se antes não houvesse a encarnação!

Feliz Aniversário, Jesus, tu que és o nosso Sol da Justiça!


Cesário C. N. Pinto

Itapajé – CE, 25 de Dezembro de 2012.



    

Nenhum comentário: