sexta-feira, 27 de abril de 2012

UM MILHÃO DE BÍBLIAS PARA A CHINA: UM PROJETO DE FÉ!


Por Johan Companjen
Em 1979, tive o privilégio de participar da primeira grande entrega de Bíblias na China: o Projeto Arco-Íris, que chamamos de Projeto Hérnia, por causa do grande peso das malas cheias que carregamos. Em 10 dias, levamos 35 mil Novos Testamentos e os cristãos chineses receberam com muita alegria. Alguns meses depois, líderes da Igreja chinesa nos enviaram um pedido de um milhão de Bíblias. O Irmão André respondeu prontamente com fé: “Sim”.

Como entregar um milhão de Bíblias na China? Os cristãos chineses nos deram uma ideia: deixar todas as Bíblias de uma vez só numa praia; eles recolheriam e distribuiriam todas pelo país. A história é longa, mas o projeto foi feito com 20 pessoas treinadas, um rebocador e uma barca especial que construímos. Foi tudo pela fé. Pense nos investimentos, desafios, reuniões diárias cheias de mapas e todas as decisões tomadas, o perigo da polícia aparecer na praia... tanta coisa envolvida! Foi uma história fantástica de pessoas sem qualificação profissional na área, com exceção do capitão do rebocador, que se preparam para entregar as Bíblias em pacotes enormes que flutuavam na água e foram puxados até a praia por pequenos barcos, sem molhar a preciosa carga. Este foi um projeto de fé! Na época, recebemos muitas críticas, pessoas disseram que não conseguiríamos, que era possível fazer isso na Holanda ou Estados Unidos, mas não na China. Mas não foi ideia nossa; cristãos chineses pediram a Palavra de Deus e iríamos atendê-los.
Graças a Deus, no dia 18 de junho de 1981 entregamos, de uma só vez, um milhão de Bíblias à Igreja chinesa. No ano 2000, o Dr James H. Taylor III, bisneto do conhecido missionário e fundador da OMF International Hudson Taylor, comentou: “O Projeto Pérola pressionou o governo chinês a permitir impressões de Bíblias na China; se não fosse assim, outros projetos parecidos aconteceriam novamente”. O Projeto Pérola foi um marco que mudou a história da igreja chinesa. Hoje, mais de 50 milhões de cristãos chineses já tiveram acesso a Palavra de Deus.

Fanzine Abril 2012 da Revista Portas Abertas.


Nenhum comentário: