quinta-feira, 8 de março de 2012

MOTIVAÇÃO: PROFESSOR EVANDRO GUEDES E SUA VIDA DE CONCURSEIRO


Meus caros alunos, leitores e concursandos de todo o Brasil, posso afirmar a vocês que o peso de se preparar “efetivamente” para concursos públicos é uma das maiores responsabilidades que podemos arcar com nós mesmos!


O medo do fracasso esta presente em todos nós e isso por vezes nos cansa de uma forma muito intensa. Não temos obrigação alguma de passar, temos sim a obrigação de fazermos os nosso melhor. Contudo, o que complica um pouco é que pessoas que não estão estudando (pais, irmãos, namoradas(o), amigos…) nos cobram como se tivessem algum direito disso!



Posso afirmar que ninguém, absolutamente ninguém que os cercam entenderão a dificuldade quase sobre humana de ficar horas e horas estudando sem parar, o que é deixar de lado o lazer, os dias em família, os domingos e feriados, enfim, vida de concurseiro é uma vida isolada e cansativa, por isso tenho uma frase que ameniza esse sofrimento: “Quanto menos pessoas souberem o que você está fazendo em sua vida mais feliz você vai ser!”



Vejo algumas reclamações a cerca de dinheiro, mas temos que ter em mente que isso é normal e é exatamente nesses pontos que dividimos os fracos dos fortes! Para que vocês entendam o que estou dizendo e para que não achem que estou jogando conversa fora, vou relatar um momento bem especial da minha vida, que se deu em meados de 2004 e depois avaliem a vida de vocês!



Seria engraçado se não fosse triste!



Meu povo, em meados de 2003 eu estava estudando muito forte e estava naquela luta fazia tempo, desde 1998. Naquele ano eu convivia com mais dois amigos e estudávamos juntos desde 2001.



Estávamos nos preparando para o concurso da Polícia Rodoviária Federal e vínhamos de algumas derrotas; pois bem, o concurso chegou e tinha 2200 vagas (uma imensidão de vagas)! Assim, fomos fazer o concurso e eu estava bem preparado e, não me perguntem o que aconteceu, tomei um pau que perdi até o caminho de casa e os dois amigos passaram nas primeiras colocações!



Vejam só, como explicar isso? Não tem explicação, concurso é assim mesmo, as vezes estamos estudando forte, batemos todo o edital e na hora “H” tomamos pau! Meu povo, o pior foi ter força para voltar a estudar, mas como eu não tinha opção de vida eu persisti!



Continuei forte e em 2004 fui aprovado em um bom concurso e caí na segunda fase, mais uma derrota, mas ainda assim continuei estudando, sem dinheiro, sem apoio, sem nada! Mas a vontade de ter uma vida melhor, a vontade de ver minha filha não sofrer o que eu estava sofrendo era tão grande que nada, absolutamente nada me fazia parar de estudar!



Deus sabe de todas as coisas!



Em 2005 (encurtei um monte de passagens para que o post não fique extenso e chato!) eu resolvi fazer o concurso de Agente Penitenciário Federal, mas vou dizer a verdade, eu já estava perdendo as esperanças!



No dia do concurso eu acordei por volta das 09 horas e arrumei as coisas, um grande amigo meu – o nome dele é Thiago Bailão - ficou de ir lá em casa me buscar para que fôssemos para a capital fazer a prova. A prova foi realizada, entre outros lugares, na Suam em Bonsucesso-RJ.



Pois bem, a prova seria às 15 horas. Quando foi 11 horas ele apareceu lá em casa e quando estávamos para sair o telefone tocou e era um outro amigo meu. Ele contou que meu pai tinha capotado com o carro e o local era de difícil acesso (o capotamento foi na cidade de Ipiabas-RJ, que é uma serra) e não sabia como meu pai estava!



Eu virei para o Thiago e disse: Meu brother, vai fazer sua prova que eu vou lá ver meu pai. Surpreendentemente ele disse: Meu irmão, estamos juntos, você é meu amigo e concurso nunca vai acabar e é porque não é nossa hora mesmo, vamos lá ver o “tio” Ivan!



Assim, fomos lá e o cenário estava uma merda, vi do alto o carro todo destruído e o pai todo machucado; ele era motorista de táxi e os dois passareiros se machucaram muito também, enfim, fomos lá e o resgate demorou bastante!



À noite estávamos no hospital e meu pai estava arrasado, pois tinha perdido o carro que era a fonte de renda da família e ainda por cima tinha feito o filho perder o concurso que estava há muito tempo estudando; naquele momento repeti as palavras do Thiago e disse que concurso tinha todo hora!



Meu povo, lembro-me como se fosse hoje, a enfermeira entrou no quarto e ligou a TV de 14 polegadas e estava passando a notícia no Jornal Nacional: “Concurso para Agente Penitenciário Federal realizado nesse domingo pela CESPE/UNB é anulado por fraudes!”



Vejam bem, o concurso foi anulado no mesmo dia à noite. A Polícia Federal já sabia da fraude, entrou nas salas de provas e saiu prendendo um monte de gente na hora da prova! Meu pai virou, começou a chorar e disse: "Olha meu filho, eu não atrapalhei sua vida!!!”



Conclusão: Meus filhos, quando o concurso é para ser o nosso ele será, isso é inegável, por isso sempre falamos a você para que dê o seu melhor, pois de melhor em melhor a sua aprovação chegará com toda certeza!



Não adianta ficar reclamando da falta de dinheiro, pois dinheiro falta para todos que estão estudando, não adianta falar que está cansado, pois todos estamos muito cansados, não adianta falar que esta difícil, pois esta difícil para todo mundo!



A minha hora chegou e naquele ano eu passei em 06 (seis) concursos, todos nas vagas e optei por assumir o concurso de Agente Penitenciário Federal! Meu sonho era ser policial federal e passei duas vezes nas vagas (em 2009 fui o 40º nacional), passei também e fui chamado para PRF e não quis assumir nenhum desses, pois nessa época eu já tinha aberto o curso preparatório e vi que a minha vida estava aqui, vi que tanto sofrimento e tanta experiência poderia ser muito útil para ajudar pessoas que, assim como eu, que já estive perdido, estão perdidas hoje!



Comando uma equipe de meninos e meninas que amam o que fazem, que perdem noites de sono, que estão dando aula de manhã, tarde, noite, gravando feito loucos e montando materiais para que os alunos não tenham trabalho algum, somente o trabalho de estudar!



Por esse motivo, vamos esquecer a lista de concorrência, vamos esquecer a falta de dinheiro, o cansaço, as possíveis fraudes e vamos batalhar para darmos o nosso melhor, pois é de fracasso em fracasso que a vitória chegará e o gosto de uma vitória batalhada é um gosto maravilhoso!



Podem dizer que a gente não consegue, podem dizer que a gente não pode, mas é no fogo bem forte que se forja o aço bom, é nos momentos difíceis da vida que separamos os meninos dos homens.



Fé, força e rumo à aprovação!!! Deus é Pai!

Evandro Guedes, Coordenador da Equipe Alfa Concursos


21 comentários:

Saulo disse...

Olá Evandro,
Inscrevi-me em um concurso federal e desde então tenho encontrado dificuldades que vc citou no seu post. Depois que li sobre sua experiência, percebo agora que eu mesmo estou procurando as dificuldades, e não encontrando-as. Muito obrigado por compartilhar suas experiências. Assisti a um ótimo video no youtube. Vc ensina Direito Administrativo de uma forma que eu nunca consegui aprender por meio de livros.

Saudações

Sonaira Martins disse...

Olá Evandro! Não poderia deixar de postar um comentário pois seu relato de vida me levou as lágrimas, pois alguns fatos são iguais em minha vida. Mas eu creio que não foi à toa que Deus me levou ao seu blogger, sei que você foi usado, mesmo sem nem mesmo saber quem sou, para me mostrar que a minha benção maior estar chegando! Que Deus te abençoe grandemente!!!

Unknown disse...

Oi Evandro! Meus Parabéns, seu post é muito emocionante e Incentivador. Faço das suas palavras as minhas, apesar das dificuldades e das reprovações, devemos acreditar, todos teremos a nossa oportunidade, mais cedo ou mais tarde! Insistência e dedicação são as palavras-chave!

Anônimo disse...

Olá Evandro,

Fiquei emocionada com o seu relato. Estou assistindo suas aulas e estou gostando bastante! Estou estudando para o concurso da ANATEL e resolvi fazer o curso online depois de sonhar umas três vezes que eu estava me preparando através do ALFA. Pedi a Deus que direcionasse meus estudos, que me mostrasse o que fazer pois fiquei perdida e na dúvida se fazia ou não este concurso. Acredito que o sinal dado por Ele veio por sonho! Ouvir depoimentos como o seu é motivante. Obrigada por compartilhar sua experiência e que Deus abençõe sua vida!

Unknown disse...

boa noite Evandro, vasculhando a internet atrás de materiais de matérias de estudos para concurso encontrei o curso alfa, gostei muito dos videos que encontrei no you tube
o trabalho de vocês são de excelente qualidade, muito bom mesmo, já tentei estudar de todas as formas mais nunca consegui, já fiz vários concursos desde dos meus 18 anos até agora nada, apostarei todo o recurso que tenho nos materiais de curso alfa e sei que vou conseguir ser aprovado neste ano 2013, por que eu tenho um sonho de ser um Agente da Policia Federal, a sua história me deu força e muita visão de que a vida e um batalha a cada dia.
Que DEUS abençoe.

Fabiana Gibson disse...

Chorei de emoção!! É isso, mesmo precisando, necessitando nunca devemos apavorar e deixar de valorizar aquilo que realmente importa na nossa vida pq Deus e o seu esforço vai te honrar... eu acredito.

Unknown disse...

Evandro gostei muito da sua história de vida.acho importante ver quem em meio as muitas dificuldades que a vida nos tráz é bom ter uma história como essa pra nos dar força.A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. (ageu 2:9)fiquem com deus..e lute bastante.

Ronimar de Bem Medeiros disse...

Evandro fiquei emocionado com o seu post.Você é um exemplo de superação,com todas as dificuldades voce supero-as e conseguiu meus parabens.Tenho 17 anos e estou cursando o 3 ano do ensino medio e vou entrar nessa vida de concurseiro tambem que deus abençoe a min e a nós todos um grande abraço

Ronimar de Bem Medeiros

Anônimo disse...

Evandro, Parabéns!!! Extremamente motivacional suas palavras! É isso ai, sua hora chegou pq vc focou no objetivo sem olhar pra trás e tinha certeza do que queria! Tudo é dificil, mas nada é impossível! Vamos a luta. Deus o abençoe. Borges, Fábio.

Anônimo disse...

Sinceramente...me sinto um merda, a um tempo atras resolvi estudar para policia civil-rj e fiquei no concurso por uma questão em informatica,aquilo pra mim foi terrivel,dava como certa a minha aprovação.já vai completar quase 1 ano desse fato e não voltei a estudar,desanimei totalmente e quero fazer oficial de cartorio(pcerj) e policia federal e parece que não tenho forças para voltar a estudar....Parece coisa de DEUS mesmo, do nada estava no youtube e me deparei com o video do alfacon e foi tiro e queda...minhas forças voltaram e concerteza o problema estava comigo.Obrigado pelas suas palavras de incentivo.

QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE!

Henrique Pinheiro RJ disse...

Evandro,
Recentemente fiquei sabendo do alfacon, através de um amigo e vi alguns de seus videos no youtube. Meu amigo, também sou do interior do RJ e também fui militar, assim como vc... Parceiro, parabéns pela sua iniciativa de incentivo a garotada em relação aos concursos...Sua história é de vitória camarada, siga nessa força. Que Jesus te abençoe e a toda a sua equipe. Parabéns!!!

Holanda disse...

Parabéns Evandro!
Comecei na batalha (concurseiro) a pouco tempo, realmente inspiradora sua história e nos da força para seguir a jornada.
Grande abraço!
Força e Fé, rumo a aprovação!!!

Anônimo disse...

Hoje senti isso na Pele. Passei na primeira fase da PRF com uma excelente nota, porém caí no exame físico. Acho que dentre todas as reprovações essa foi a mais frustrante de todas. Agora é remover essa angústia do peito e tentar refazer a caminhada.

Anônimo disse...

Oi Evandro Guedes, meu nome é Karem Holanda, sou de Macapá/AP, o primeiro vídeo que assistir de você me apaixonei pelo seu método de ensino, estou estudando para concurso, estou quase me formando em Direito, e agora depois que passei a assistir os vídeos de seus concursos pude notar que estou tendo muito mais facilidade de aprendizagem. Agora estudo com o meu vade mecum e ao mesmo tempo acompanho os vídeos e isso tem me ajudado muito. Sou muito admiradora sua por suas conquista, isso esta me extraindo um lado que eu ainda não conhecia, estudar, estudar muito e cada vez mais. Assim que eu passar em um concurso vou para Cascavel para estudar em seu cursinho. Um grande beijo.

Anônimo disse...

Obrigado por tudo professor Evandro Guedes, por motivar contando sua historia de vida e superação. Abraços que Deus abençoe você e toda sua família cada dia mais!

Escr1vão disse...

Olá Evandro, como vc mesmo disse no teu post eu tbm já fiz vários concursos e levei pau, alguns tinha esperança de conseguir a vaga e não veio e em Janeiro 2014 fiz para a POLICIA CIVIL/MT sem muitas expectativas da aprovação pois já estava desmotivado e comecei a assitir algumas aulas do ALFA no youtube e quando saiu o resultado eu estava aprovado, Deus escreve certo por linhas tortas. Deus te abençoe e continue firme nessa jornada de ajudar os concurseiros!!

Abraços

Anônimo disse...

professor sou do estado do pará e nao conhecia suas aulas tenho um curso do inss completo de direito administrativo tenho certeza que vou passar graças a deus e ao senhor...satisfação em conhece-lo.

Antonio Max disse...

Bom dia, grande Evandro Guedes. Li sua história que e, sem dúvida,muito emocionante. Você e um grande exemplo de pessoa que passou por dificuldades ,superou todas e venceu com glória. Comprei o curso do Alfacon, on line ,PRF pois tenho um grande sonho de ser um PRF Admiro demais essa instituição. Sei que você é muito mais que um professor, por isso tomarei suas lições como exemplo e com muito estudo e fé em Deus vencerei. Que Deus te ilumine sempre. Obrigado pela sua contribuição e por também entender as nossas dificuldades.. Abraço, Antonio Max, ,Iguatu CE

Anônimo disse...

Comecei a acompanhar as aulas do Evandro Guedes, simplesmente fantástico !
Parabéns por sua história! Você merece o sucesso, espero em breve fazer um curso presencial em Cascavel com toda a equipe Alfa !
Grande Abraço ! ===> De Teresina/PI
Estamos Juntos !
Deus é Maior que Todos !

marcio victor disse...

sua historia é muito parecida com a minha,eu ainda sou policial ,mas sei que um dia vou conseguir chegar lá.

tecnono2 disse...

Evandro, te amo desde 2012.

Você é um cara iluminado para esses nossos tempo. Cara de família e de Deus e como se isso fosse pouco, é competente pacas!
Daqui de Salvador-BA, vc tem muuuiiitos admiradores. Aguardamos um aulão seu aqui.
Vem pra Concha Acústica daqui, vem! Queremos te ver por aqui!Agalera do alfacon tb é mara! Todos contagiados por vc!