sexta-feira, 27 de maio de 2011

HUMILDADE: UM EXEMPLO A SEGUIR

"Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (João 13:13-15)
No Evangelho de João vemos o Senhor Se inclinando duas vezes. Na primeira vez para escrever na terra. O resultado foi o perdão da mulher adúltera (cap. 8). Na segunda, para lavar os pés dos discípulos. Uma vez para trazer perdão a uma pecadora. Outra vez para deixar exemplo aos santos.



Perceba que o Senhor Jesus não disse que devemos fazer “o que Ele fez”, mas “como Ele fez”. O que Ele fez? Ele Se humilhou e serviu outros. Esse é o verdadeiro coração de um servo. Humildade não é pensar pouco sobre si mesmo, é absolutamente não pensar em si. O mundo diz que devemos subir o mais alto que pudermos, não importa em quantas cabeças tenhamos que pisar para chegar onde queremos. Porém, o Senhor Jesus Cristo nos ensina aqui que a real grandeza vem de se descer o mais baixo possível para o bem de outros!

É bom lembrarmos que antes do Senhor Jesus começar essa ilustração sobre humildade, os discípulos estavam discutindo entre si quem seria o maior deles. O Senhor Jesus então colocou diante deles e de nós o segredo da genuína grandeza: pensarmos nos outros! Ele sabia que todas as coisas haviam sido entregues em Sua mão. Mas não lutou para conquistar honra e posição elevada para Si mesmo. Essa também não é a nossa luta. O que temos de entender é quem somos em Cristo e o que temos por causa dEle (Efésios 1:3; Colossenses 2:10; 1 Coríntios 3:21-23).

O Senhor Jesus nos deu o exemplo para que pratiquemos esse tipo de serviço em prol de outros. E o que significa lavar os pés hoje em dia? Talvez encorajar, aliviar e servir as pessoas. Talvez deixá-las em melhor estado do que antes de nos encontramos com elas. Descubra como você pode lavar alguns pés hoje.

Fonte: Calendário Boa Semente 2011, página de 22 de Maio.

Nenhum comentário: