quarta-feira, 27 de março de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O CORPO HUMANO



Curiosidades sobre o corpo humano que passam desapercebidas:
 
Por que a gente soluça? 

Soluço é a contração involuntária do músculo do 
diafragma, responsável pela respiração. 
O soluço geralmente é causado por uma irritação no 
nervo frênico, responsável por ativar o diafragma 
devido a um aumento do volume do estômago. 
E não é lenda a história de que um susto pode curar o 
"soluçante", pois libera adrenalina e ativa o nervo 
frênico, outra saída é a água gelada, que provoca o 
mesmo efeito. 
  
Ih!, meu pé dormiu! 

quarta-feira, 20 de março de 2013

BANDEIRA DE ITAPAJÉ


Sempre tive o desejo pessoal de promover uma revitalização nos dois símbolos gráficos do município de Itapajé: a nossa bandeira e o brasão municipal. Com essa iniciativa particular, procurei pesquisar mais sobre a história dos nossos símbolos e os meios de fazer um projeto que os modernizasse sem, contudo, ferir frontalmente a estética dos desenhos originais e nem tampouco a descrição de detalhes que constituem estes símbolos, mencionados oficialmente na lei municipal 754 de 11 de setembro de 1972, que instituiu a criação do Pavilhão Municipal de Itapajé.

Historicamente, foi mediante concurso público, realizado com a pretensão de criar a bandeira municipal, que foi escolhido o modelo desenvolvido pela senhora Maria Icléa Santos Coutinho, durante a década de 70. A lei previa:

"...retângulo, de cor azul, sobre o qual se projeta uma cruz branca. No eixo desta, se localiza um brasão de forma oval, orlado por um torçal amarelo, contornado de um fio dourado. A imagem central do brasão é o perfil da formação rochosa conhecida por  'Pedra do Frade'. Ao lado direito do escudo está um festão de ramo de algodoeiro e ao lado esquerdo outro ramalhete, formado por um cacho de bananas. Finalmente, em baixo, uma faixa branca com o dístico 'Município de Itapagé'... " (Lei 754/1972)  

Cópia digitalizada da bandeira original, criada pela senhora
Maria Icléa Santos Coutinho. A lei de criação data de 1972.

Muitos anos depois da criação da bandeira, já na década de 90, o historiador Ribamar Ramos (Leia aqui mais sobre a história da bandeira) , com o auxílio de Sergio Sampaio e Ila Pinto de Mesquita, em um projeto particular, desenvolveram o primeiro modelo digitalizado da bandeira de Itapajé, que se tornou muito conhecido e utilizado, inclusive por órgãos oficiais. 

Bandeira municipal, estilizada pelo sr. Ribamar Ramos, na década de 1990.
Foi a primeira adaptação e é muito difundida.

Vendo que, nos últimos anos tanto o Estado do Ceará quanto o a nossa capital, o Município de Fortaleza, promoveram uma renovação em suas bandeiras e brasões e, vendo o surgimento de um novo movimento de redescobrimento da história do nosso município na internet, percebi que seria oportuno e propício apresentar à comunidade itapajeense um projeto que, embora fosse de iniciativa particular, pudesse também representar esse momento de revitalização histórica. 

Segue abaixo o projeto 2013 de revitalização da bandeira e do brasão de Itapajé. Quem desejar salvar as imagens em seu computador, com uma melhor qualidade visual, deve primeiramente clicar nas imagens para que as mesmas possam ser ampliadas. 

Projeto de revitalização da Bandeira de Itapajé.
Cesário Pinto, 2013.

Brasão do Município de Itapajé.
Projeto de revitalização. Cesário Pinto, 2013.

Brasão de Itapajé, em preto e branco.
Projeto de revitalização. Cesário Pinto, 2013.

Cesário C. N. Pinto
Itapajé, 20 de Março de 2013.

segunda-feira, 18 de março de 2013

A REDE SOCIAL E A RIDICULARIZAÇÃO DA FÉ


A expansão das redes sociais no Brasil, em especial o Facebook, é um dos fatos que mais marcam a evolução da internet no nosso país nos últimos anos. Em um rápido processo de adesão, milhões de brasileiros se habituaram a entrar em conexão cotidianamente com familiares, com amigos antigos e amigos novos e, de forma célere, aprenderam a usar os mais variados mecanismos propostos pela rede, compartilhamento de fotos e vídeos, participação em grupos de discussão, etc. Entretanto, o que caracteriza um povo em seu processo evolutivo não são apenas as estratégias e hábitos de comunicação. Na verdade, a educação e a formação sócio-cultural é o que define o quê e quem realmente somos.

sexta-feira, 8 de março de 2013

MOISÉS, ELIAS E O ESPIRITISMO


Os espíritas sempre voltam à tona quando o assunto é a aparição de Moisés e Elias a Jesus, passagem descrita nos Evangelhos. Apreciam usar o argumento de que, se “mortos” apareceram para Cristo, por que nós também não podemos ter o mesmo contato? Um amigo espírita tratou sobre isso outro dia em seu blog e ainda argumentou, afirmando que, o próprio Jesus teria dito que, com fé, poderíamos fazer coisas até maiores que as que Ele fez. É verdade. O Senhor Jesus realmente disse isto:

sábado, 2 de março de 2013

CAIO, NÃO SINTO A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO ...


" VIVO UMA FRIEZA ESPIRITUAL DE DAR DÓ. 

NÃO CONSIGO ORAR, JEJUAR, ALCANÇAR 
LUGAR DE QUEBRANTAMENTO E ARREPENDIMENTO. 

SERÁ UMA MALDIÇÃO? 

E O PIOR É QUE NÃO CONSIGO SENTIR A PRESENÇA 
DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

O QUE FAÇO? "


Minha querida irmã: Fogo e Vento sobre sua vida!

Você disse muita coisa, mas não disse quase nada. Sabe por quê? Porque você não disse quem é você, qual é a sua história, de onde você está vindo, e o que abismou você nessa geleira.

Alcançar lugar de arrependimento é uma frase muito forte do livro de Hebreus, e pressupõe uma dor sem mudança de mente. Lugar de arrependimento é algo mais sério que talvez você imagina.

Do que você está falando? De uma total indisposição do coração de se submeter ao testemunho da verdade? Ou você fala de outra coisa? Por exemplo, de ter feito algo, ou estar fazendo, e não conseguir se convencer de que aquilo é um pecado?

Quanto a sentir a presença do Espírito Santo, do que você fala? De comoções? De lágrimas? De gozo arrepiante? De derrames de línguas estranhas? De emoções especiais nos cultos? De sensibilidade especial na vida devocional e na leitura da Palavra? Ou será que você se refere à ausência de uma sensação de energia de poder? De autoridade? De ousadia? Etc...