quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CULPA E MEDO VERSUS GRAÇA E PAZ (CAIO FABIO)


A culpa habita a essência humana.

A força que moveu a humanidade, mais que qualquer outra, foi a culpa.

A culpa vem da primeira transgressão.

Uma coisa é conhecer uma Lei—“Da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não comerás; pois se dela comeres, morrendo, morrerás”. Outra é conhecê-la como transgressão.

O Conhecimento Informativo não gerou culpa, nem vergonha, nem medo, nem fuga.


domingo, 21 de novembro de 2010

INICIADA LIMPEZA DO LOCAL ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O AÇUDE IPU, EM ITAPAJÉ


Foi iniciada nesses últimos dias a limpeza da vegetação e preparação do solo onde deverá ser instalada a bacia hidrográfica do Açude Ipu, projeto que visa sanar o crítico problema de desabastecimento de água na sede do município de Itapajé, a 122 km de Fortaleza, com 48 mil habitantes. A obra, que é resultante de um convênio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, era vista por muitos até mesmo como improvável, depois de tanta demora e percalços burocráticos. Entretanto, nos próximos dias, a ordem de serviço já assinada será oficializada com a chegada das máquinas da empresa METALVIAS, vencedora da licitação e com um ato solene, com a presença do Governador do Estado Cid Gomes e do Prefeito Municipal, Padre Marques.



sábado, 20 de novembro de 2010

POLÍTICA, PRECONCEITO E RELIGIÃO VITAMINAM VIOLÊNCIA



Não se pode dizer, ainda, que as agressões da Paulista que vitimaram gays, tiveram motivação homofóbica. Infelizmente não seria nenhuma novidade.

Faz tempo temos convivido com extremismos discriminatórios, que vez por outra transbordam para o noticiário policial. Nordestinos, mendigos, índios e homossexuais estão entre as vítimas preferenciais de operações de limpeza étnica ou expressões de pura arrogância.

A forte oposição à criminalização da homofobia, como se viu nas páginas do site da Universidade Mackenzie, neste delicado momento, em nada contribui para evitar que a agressividade se espalhe entre os jovens.

Mas mesmo entre aqueles que não agridem, é de se notar que a intolerância e a discriminação têm alcançado índices alarmantes. Que o digam as violentas manifestações no twitter, culpando nordestinos pelo resultado da eleição.

Por pouco, a coisa não piora.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MENSAGENS DE INTERNET: VOCÊ QUER OUVIR A VOZ DE DEUS?


Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem começou a se dirigir para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir:

- 'Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo. Eu irei ouvi-lo. Farei tudo para obedecê-lo.
'
Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:

- 'Pare e compre um galão de leite'.

Ele balançou a cabeça e falou alto:

- 'Deus? É o Senhor?'.

Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento:

- 'Compre um galão de leite'. 'Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite'.

Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil... Ele poderia também usar o leite. O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa. Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:

- 'Vire naquela rua'.